Teste de proficiência em espanhol online com certificado

Teste de proficiência em espanhol online com certificado

Falar mais de um idioma pode abrir inúmeras oportunidades para você, seja no mercado de trabalho, na sua vida acadêmica e até mesmo na sua vida pessoal. Nesse contexto, para atestar o seu nível em um idioma, muitas empresas ou universidades exigem que você tenha um certificado de proficiência, que nada mais é do que um teste que você faz e determina quanto do idioma você conhece. Sendo assim, abaixo, criamos um artigo para te ensinar como fazer um teste de proficiência em espanhol online com certificado, confira!

Se você quer dicas atualizadas para aprender inglês online grátis

Sobre o certificado de proficiência em espanhol

Como explicado anteriormente, um estrangeiro, para comprovar que domina uma língua, precisa apresentar um certificado de proficiência. Para emitir esse certificado, o candidato deve fazer um teste que contém perguntas sobre o idioma, questões de interpretação de texto, que medem a capacidade de ouvir e compreender, de ler, entre outras coisas. A partir daí, de acordo com os seus erros e acertos, os aplicadores do teste classificam o candidato como iniciante, intermediário ou avançado (e outras subclassificações).

Nesse contexto, cada idioma possui um certificado diferente. No caso do idioma espanhol, o teste se chama DELE, que é uma sigla que significa Diploma de Espanhol Como Língua Estrangeira e esse diploma é o que comprova documentalmente qual é o seu nível na língua. Ele é emitido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha e outorgado pelo Instituto Cervantes, com a correção feita pela Universidade de Salamanca.

Em linhas gerais, o objetivo do DELE é analisar qual é o grau de escrita, compreensão (auditiva e de leitura) e fluência dos candidatos. Para isso, o resultado é dividido em graus que seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas sendo dividido em 8 níveis de conhecimento da língua espanhola, sendo eles, do nível mais baixo para o mais alto, o nível C2 (o mais baixo, considerado iniciante), C1, B2, B1, A2 e A1 (o nível mais alto, considerado avançado ou fluente).

Por que é importante ter um certificado de proficiência na língua espanhola?

Ter um certificado de proficiência é o que certifica que você, de fato, domina o idioma espanhol no nível que você declara. Por exemplo, se você for procurar um emprego que exige um candidato bilíngue, se candidatar para um intercâmbio internacional, participar de um processo de mestrado, entre outras oportunidades, ao fazer a inscrição para cada uma dessas coisas, precisa afirmar qual é o seu nível no idioma. Depois disso, caso contratado, precisa provar que a informação prestada na hora da inscrição é verdadeira e, para isso, muitas instituições e empresas só aceitam o DELE, a certificação oficial.

Quais são as pessoas que podem fazer o DELE?

Para fazer o DELE, o único pré-requisito, em geral, é não ser originário de um dos países hispânicos, ou seja, você não pode ter nascido em algum país que fala espanhol como primeira língua. No entanto, em linhas gerais, esse teste é feito por pessoas que estão entrando na vida acadêmica e que procuram, por exemplo, cursar uma universidade fora do Brasil, que tenham interesse em fazer mestrado, candidatos para fazer intercâmbio fora do país, além de outras coisas.

Onde o teste de proficiência DELE é aceito?

O DELE é um teste de proficiência aceito ao redor de todo o mundo. Isso porque ele é emitido pelos principais órgãos espanhóis da língua. Portanto, você pode utilizar o DELE para provar a sua proficiência em universidades (públicas e privadas ao redor do mundo todo), em câmaras do comércio, em empresas (tanto nas públicas quanto na privada) e em processos seletivos de diversos países.

No Brasil, por exemplo, empresas de origem espanhola – como o Banco Santander, YPF, Telefônica e Endesa – utilizam o DELE como requisito para a contratação de funcionários. Além delas, o próprio governo brasileiro utiliza o DELE como critério para selecionar estudantes para os programas de intercâmbio para estudantes de ensino superior e técnico, além de usar ele como critério de contratação para funcionários da empresa Petrobras, que possui subsidiárias em países hispânicos.

Como fazer a minha inscrição no DELES?

Para fazer a prova do DELES, Diploma de Espanhol Como Língua Estrangeira, o candidato precisa se inscrever através do Instituto Cervantes. Para isso, basta entrar no site oficial do órgão (que é este Cómo inscribirse al DELE | Exámenes). Lá, você vai encontrar as principais informações a respeito da prova, como ela funciona, quais são as datas de aplicação, quanto custa fazer essa prova, o que você precisa para se inscrever na prova, como você vai fazer para receber o certificado e muito mais.

Uma vez tendo lido todas as informações mais importantes (é de extrema importância que você saiba o máximo de informações o possível sobre a prova, pois isso pode evitar surpresas desagradáveis tanto no dia da aplicação dela quanto posteriormente), você pode fazer a sua inscrição. Para isso, basta preencher o questionário que está no site, utilizando os seus dados pessoais, e posteriormente comprovar a sua nacionalidade.

Como ser fluente em espanhol?

Se você deseja ser fluente em espanhol, pode fazer isso de diversas formas. Por exemplo, existem cursos preparatórios tradicionais, você também pode fazer aulas através do ISF (Idioma Sem Fronteira, um programa do governo para ensinar o idioma para estudantes), contratando aulas particulares ou até mesmo por conta própria, através de canais de YouTube e materiais gratuitos na internet.

Existem diversas maneiras de se estudar espanhol vamos citar algumas abaixo:

Curso de Espanhol online com certificado reconhecido pelo MEC

Aulas de Espanhol Grátis online com áudio para iniciantes

Assistir Novelas Turcas em Espanhol online

Qual maneira faz mais sentido para você? Nos contem abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *